quarta-feira, 6 de abril de 2011

Engodo ecológico



Greenwhash sua tradução direta seria “lavagem verde” mais na verdade o que quer dizer é propaganda verde enganosa.



A moda verde acabou trazendo lucros para varias empresas, bastando apenas colocar na embalagem ou propaganda algum símbolo como reciclável, baixo consumo de energia, empresa amiga do planeta, 100% natural, orgânicos, biodegradável e outros.


Então aparecem vários tipos de absurdos. Como empresa que fabricam embalagens e afirmam que seu produto é totalmente reciclável porem não dizem que para reciclar sai mais caro que fabricar a embalagem nova ou empresas que fabricam produtos eletrônicos que na verdade não fabricam nada só entram com o dinheiro e mandam fabricar seus produtos na Ásia (opa metais pesados) sem mesmo saber como são produzidos e ainda colocam o selo verde será que poluir o quintal dos outras é ser ecologicamente correto ou como aconteceu aqui em são Paulo uma empresa de fast-food colocou coletores de lixo separados o consumidor podia separar o seu lixo que havia consumido na loja e até trazer de casa só que tudo não passava de fachada quando o lixo era coletado era tudo colocado junto pro lixeiro levar para o aterro, é vale tudo pra vender mais um hambúrguer, a casos até mais grave como produtores de orgânicos que até não usam pesticidas na produção mais usam produtos bem piores no solo antes da plantação que não são detectados, porem contaminam o solo e principalmente o lençol freático ou empresa que anuncia uma determinada área de reflorestamento, legal o único problema é que o reflorestamento é com eucalipto seria uma boa, mas aqui não é a Oceania. Há de tudo como, por exemplo, esse produto é 100% natural opa arsênio e urânio também são naturais, lembram do leite com soda caustica. Tem até empresas e bancos que usam papel reciclável e se rotulam como empresa amiga do planeta porem em vários casos o papel reciclado pode ser mais caro então se usava ou usa um papel menos branqueado que não tem nada a ver com reciclado nesse caso tempos três engodos quem compra quem vende e quem produz um produto para essa finalidade opa formação de quadrilha ecológica.


Foi feito uma pesquisa onde mostrou que 99,9% dos produtos supostamente verdes são mentiras.


Como varias pessoas com consciência ecológica pagam mais caro por produtos verdes as empresas usam isso pra engordar seus lucros e que se dane o planeta.


Vivemos num mundo de consumismo e de embalagens cheias de artifícios pra iludir o consumidor não compre se o produto fizer muito alarde que é ecológico, pois provavelmente deve ser mentira, já compramos vários produtos maléficos agora pagar mais caro só pela embalagem to fora. Pra ser verde não precisamos ser enganados.


Lembrando que o consumismo faz parte desse engodo.

15 comentários:

  1. Infelizmente tudo que voce disse é verdade meu amigo. Aproveitam-se da boa fe das pessoas para encherem um pouco mais os bolsos.

    Alice.

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo querido, acho super bacana vc tocar nesse assunto das aparências, até quando, com um assunto sério desses, é feio o descompromisso então vou colocar uma máscara mas na real estou pouco ligando para as consequencias e isso só piora a situação essa história de se dar um jeitinho quando não se tem mais tempo para isso, é infeliz, os limites estão sendo testados e se está por um fio, pagamos pra ver? pagaremos com certeza com nossas vidas. Que triste. Adorei o que vc escreveu, me empolguei, desculpe se não tenho o seu conhecimento sobre o assunto, mas estou do seu lado, indignada tb. beijo e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meu amigo Jorge, pela força e palavras carinhosas. Hoje foi a cirurgia de Kinzinho amanhã ele volta pra casa, graças a Deus correu tudo bem só vamos precisar de maiores cuidados na sua recuperação... E viva sim a SELMA nosso anjo iluminado por Deus.

    Um grande abraço e até sempre...

    ResponderExcluir
  4. Realmente e infelizmente é tudo verdade! Temos que ficar atentos às propagandas enganosas.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante,gosto muito do teu blog,é intenso!

    Obrigada pelas tuas visitas e comentarios!

    Liziane.

    ResponderExcluir
  6. Em que acreditar? Há alguns meses meu marido esteve no médico e este pediu para evitar consumir tudo que fosse industrializado... (com se fosse possível).Passei a adquirir produtos orgânicos e naturais.
    Contudo, lendo sua postagem, concluo o que eu já desconfiava: nada do que se consome está isento de produtos químicos.
    Quanto à preservação do meio ambiente, pouquíssimos materiais são realmente aproveitados para reciclar, infelizmente. E a gente sente que está fazendo algo para melhorar a qualidade de vida no planeta...
    Boa matéria!
    Aproveito para agradecer você por acompanhar meu blogue.
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  7. A partir de hoje vou observar e desconfiar mais da "boa" aparência dos produtos.
    Obrigada por deixar seu rastro no Blog,estou no seu
    Boa semana

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante e um ótimo alerta. É para refletirmos.
    Obrigado por nos fazer pensar, de novo.....

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Bueno caraduras hay en todas partes y si es por ganar plata, venden verde hasta su madre,

    ResponderExcluir
  10. Es verdad querido amigo nada de lo que consumimos esta exento de esa química que nos va matando lentamente..y que además parece que no hay remedio.

    aqui pasa lo mismo

    yo allí en tu tierra veo que estan las cosas mas naturales que aquí..

    Un saudo y muito obrigada pelas visitas que faces a meu blog.

    ate cedo.

    ResponderExcluir
  11. Vc diz e critica não aponta ninguem qual é ai não tem veracidade.só fala.como quer que acredite.

    ResponderExcluir
  12. Hola amigo, gracias por visitarme, me gusta mucho tu blogs muy interesante y hermoso.. cuando se trata de conservar y cuidar todo lo creado por la mano de Dios...Un abrazo

    ResponderExcluir
  13. Olá anônimo.
    Nisso vc tem razão sou um critico principalmente quando o assunto é ético.
    Procuro evitar nas postagens usar o artifício copiar e colar se eu não vivenciar não publico, por isso vc não vai achar post nesse blog já publicado em outro site exceto alguns que merecem o que é muito difícil, quase tudo que sai nos site sobre ecologia é greenwash infelizmente e o pior tem os que acreditam.
    Se vc conseguiu achar esse blog , ler o post e até mandar um comentário será possível vc tirar a prova do que está escrito basta googlar e pronto.
    Seja bem vindo e pode fazer qualquer tipo de comentário é assim que funciona.

    ResponderExcluir
  14. Essa postagem me fez lembrar de um professor de biologia com quem eu tive aula no 2o ano do ensino médio. Ele não era desses ecologistas de carteirinha, mas eu lembro até hoje das críticas que ele fazia ao reflorestamento com pinus a título de "recomposição ambiental de área degradada". Quanto à agricultura comercial, hoje seria perfeitamente viável reaproveitar resíduos orgânicos de estações de tratamento de esgoto atualmente lançados diretamente ao mar para a produção de fertilizantes como se faz em biodigestores instalados em fazendas, bem como proceder à coleta do biometano e usar para fins energéticos ao invés de usar gás natural de reservas fósseis ou o gás GLP.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do tema aqui abordado. Mas não há de ser nada, logo logo teremos em cada website dessas empresas 'green' a imagem em tempo real de onde e como são cultivados esses produtos no campo. A partir daí desmascaremos esses 'picaretas'.
    Abraço

    ResponderExcluir