sábado, 12 de março de 2011

Aquarismo ou Aqua-tortura

Esse post pode ser chato para um aquarista de verdade, mas pode ler se quiser.
È meio estranho tocar nesse assunto, pois todos sabem dos horrores que nós humanos praticamos contra a vida aquática pesca predatória de rede ou arrasto, barragens, fora os rios e mares sendo poluído pelos dejetos humanos, é a vida aquática sofrendo todo o tipo de agressão na verdade agonizando ou agonizante permanente graças ao homem, como não vivemos na água apesar dela ser essencial para vida não estamos nem ai pra ela e o que nela vive ou vivia agora estamos trazendo esses horrores para dentro dos nossos lares sem percebemos.


Muita gente quer ter um animalzinho de estimação e um desses animais que te um mercado bem grande é o peixe não late não morde não suja o chão e tem um preço bem elástico desde um peixinho dourado que custam centavos até peixes importados de água salgada ou Acaras importados bem caros, um mercado de milhões de reais, um Beta num vidrinho é relativamente barato um aquário marinho top pode chegar fácil a R$ 50.000,00 bom onde quero chegar não é o preço é sim o peso moral. Vamos começar belo Kinguio ou o famoso peixinho dourado é comum ver esse infeliz peixe num pequeno aquário em forma de tigela na maioria dos casos vivem bem por seis meses tem alguns sortudos que vivem por um ano mesmo sem sistema de filtragem, apenas água vidro e pedra. Porem há Kinguios aqui no Brasil que viveram mais de 35 anos e no Japão um que viveu 53 anos, bom seis meses que é a media de vida de um peixe na tigela esse peixe conseguiu viver 1% de sua vida, na verdade agonizou por seis meses até sucumbir, como os peixes não conseguem demonstrar a nós seres humanos que não estão se sentindo bem ou que algo está errado, quando percebemos que o peixe não está bem pode ter certeza já está morto ou quase ai é tarde demais. ( gosta de animais não coloque um Kinguio na tigela ele precisa de muito mais ).


Outro ponto é que nesse mercado de peixes ornamentais tem lojistas “nem todos” que vendem peixes sabendo que vão morrer o cliente possui um aquário pequeno com um sistema barato e errado e o lojista vende vários peixes e incompatíveis entre si quando também não vendem o aquário errado. Há regras bem claras porem sempre são esquecidas tanto pelo comprador como pelo lojista que sabe que está enganando o ansioso cliente e futuro torturador e assassino de peixes ornamentais.


Ficou tão comum vender peixes como se fossem objetos que vários lojistas acabam vendendo e praticando barbaridades, fornecem para festas e eventos peixes como brinde e ainda colocam o cartão da loja no brinde ( nunca aceite um peixe de brinde a não ser que tenha local apropriado )outros lojistas vendem corais e peixes proibidos e a mais nova atrocidade peixes tatuados já não bastava os peixes com piercing e tingidos, muitas vezes esses lojistas acabam entrando nessa atrocidade pois acham que se o concorrente vende esses peixes ele também precisam ter pra vender porem não percebem o mal que fazem para si mesmo pois quem é um aquarista de verdade nunca ira comprar nada nessa loja.Apesar de que tem muitas lojas que não gostam de aquarista de verdade, pois compram poucos peixes!

Vejam esse video:      Esse só deu pra colocar o atalho dos Tatuados  http://www.youtube.com/watch?v=3CPTE_rFYac&feature=related


Esse dos Pintados


Esses peixes já devem estar todos mortos: o processo de colorir ou tatuar os peixes é muito cruel além de morrer grande parte no processo não terão vida saudável e morreram em breve.

Ver bilhões de peixes ornamentais morrerem todos os anos é crueldade e não importa se é ignorância por parte do aquarista ou ganância por parte do lojista.



Olha só essa foto, aquários pequenos sem sistema de filtragem com muitos peixes, fico imaginado toda a vez que essa loja é aberta quantos peixes vai pro lixo isso é cruel demais.





Essa foto mostra o que ocorre com os peixes coletados quem coleta só está interessado no lucro e captura tudo que pode sem ter local apropriado se não conseguir vender logo todos morrem e esse ciclo se repete novamente, esses peixes sofreram muito antes de morrer, morte lenda e dolorosa.                          Foto tirada da internet.


Aquarismo é um hobby nobre porem complicado e tudo que se sabe hoje podem estar ultrapassados daqui a um ano com novas técnicas por isso algumas informações são passadas erradas, precisa pesquisar bastante pra não cometer verdades ultrapassadas e literalmente entrar pelo cano, bem quem costuma entra pelo cano são peixes que vão morrer. li um livro que dizia que um determinado peixe vivia no máximo por 03 anos quando na verdade pode viver fácil por 22 se bem cuidado, nesse final de ano fui procurado por um criador de peixes ornamentais que cria até Acaras Dicus esse criador se viu num dilema 90% dos seus peixes incluído os matrizes morrerão e sem causa aparente sem chance de cura isso um criador experiente com 36 anos em piscicultura, imagine um leigo tentando curar um simples fungo.


• Estude o Assunto antes de entrar no hobby.
• Não compre peixes em feiras.
• Não compre peixes já ensacados.
• Não compre peixes tingidos, tatuados ou com piercing.
• Não compre peixes impossíveis de se manter mesmo que exóticos.
• Não compre em lojas predatórias, com muitos peixes, cuidado pode sair caro.
• Não monte micro e nano aquários, peixes precisa de espaço mesmo o beta.
• Nunca monte um aquário sem filtro uma beteira é um absurdo.
• Nunca compre rações baratas se necessário faça a ração conforme a espécie.
• Não misture peixes de espécies incompatíveis ou de água diferentes.
• Não polua seu aquário de peixes um bom aquário é grande com poucos peixes.
• Nunca compre peixes e corais proibidos coral para substrato só artificial.
• Nunca solte o peixe nos rios principalmente se ele for de outra região.
• Não compre um peixe se não conhecer bem a espécie e seus hábitos.
• Não compre peixes coletados pesquise antes e não acredite em tudo que falam.
• Não aceite peixe de brinde.


Isso é só uma previa tem muito mais é só pesquisar antes de montar seu aquário.


.Essa foto mostra como vemos os peixes um chaveiro com um peixe vivo, ou melhor, morto sem comentários
Foto da Internet.




Todo mundo fala comece com um aquário pequeno e peixinhos baratos não faça isso comece estudando e adquirindo experiência e ai vai ver que aquário pequeno e filtragem barata é morte na certa, monte o aquário que você pode cuidar. Se optar por um aquário marinho ou plantado com peixes importados só monte se puder sustentar não adianta tentar economizar antes durante e depois, pois é bem provável que terá fracasso.



Quanto às lojas tenho a seguinte conduta dou preferência às lojas com muitos produtos e poucos peixes isso é um indicador que a loja vende poucos peixes e sadios, o forte dessa loja é vender produtos e suplementos para manter os peixes vivos por isso não tem tantos peixes, fuja dos pets shop a grande maioria desse tipo de loja o peixe ornamental é um complemento, portanto na maioria das vezes os peixes são negligenciado e as lojas que vendem muitos peixes ou tem vários peixes espalhados por vários aquários que sai do chão ao teto essa loja eu não entro. Hoje é possível comprar peixes por encomenda e saber sua origem em alguns casos a confiança da loja não só no cliente como no criador é tão grande que é possível comprar um peixe ornamental com seguro.

Não tenho a intenção de ditar regras do que é certo ou errado nem desestimular o hobby.
Vaso sanitário é pra dejetos humanos não para tumulo de peixes ornamentais.
Pense nisso.


20 comentários:

  1. translated your blog and finally able to read~
    pity all the fish that was treated badly~

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionada, desculpa mas, gostaria de te copiar e dar continuidade para que as pessoas possam saber dessa prática desumana e é claro que colocarei seus créditos, posso??. Parabéns pelo post denunciador...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tienes enlaces muy buenos a otros blogs,con post muy interesantes.Me encanta la naturaleza y sobre todo Brasil :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Jorge.

    Muitos comportam-se como ambientalistas apaixonados. Mas este "modismo" cai por terra quando percebemos que, por exemplo, a crueldade e o abandono em relação aos animais não diminui.

    Mas são atitudes como a sua que vão espalhando a informação e a esperança.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Floriano Carvalho Neto10 de maio de 2012 às 09:59

      gostei muito das informaçôes que foram passadas
      nas linhas acima!tenho um aquário de 96 litros com 1 frenatus 1 lábeo bicolr 4 paulistinhas 4 barbus ouro 3 tetras 4 mato grasso algumas plantas naturais,filtro de bomba submersa sem pedras porasas ou coisa desse tipo a mais de um ano que não merre peixe no meu aquário, sempre completo a agua e de 2 em 2 meses tro 70a80% da agua. sou amante da vida e respeito os animaeis que dividem o planeta com nós humanos

      Excluir
  5. No hay limites para la crueldad del ser humano, me impresionan los peces en cautiverio es enajenante!

    ResponderExcluir
  6. Olá gostei da idea de teu blog, do carro electrico.. e boa..

    peco disculpas o meu portugues nao e muito bom

    Un beijinho e voltarei.

    ResponderExcluir
  7. Oi Equetus, obrigada pelo carinho la no blog, fiquei muito feliz com teu comentário. Seu blog é sério e fala de coisas super importantes, além do teu projeto EQuetus, ser fenomenal, admiro muito vc.Parabéns, seja sempre bem vindo viu? beijo e um grande dia!

    ResponderExcluir
  8. Oie Jorge vim agradecer sua presença no meu caminho e conhecer seu projeto. Esse poste é de dar dor no coraçao. Muito legal seu blog. Claro que agora que nos conhecemos tambem vou te serguir.
    Abraços.
    Alice.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jorge:
    Vim agradecer por seguir meu blog - você é o 101º seguidor !

    Esse texto sobre os peixes ornamentais me deixou triste... Apesar de ser ambientalista e vegetariana, nunca parei para pensar que os peixes nos aquários poderiam estar sofrendo. Eles não reclamam, não é mesmo ?

    Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  10. Acredito que quem maltrata a Natureza, está maltratando a si mesmo, pois quem não ama a vida, não ama a si mesmo. Um infeliz e ignorante, eu acho.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o teu Blog. Informação útil, necessária e valiosa.

    Sigo, leio, absorvo e pratico.

    Parabéns!

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do seu blog ja somos seguidores um do outro.
    A verdade estou preocupada com sua ausência.
    De noticias beijos no coração,Evanir.
    http://aviagem1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela riqueza de informações do seu texto que ajudará,com certeza,na mudança de comportamentos.abçs e votos de paz.

    ResponderExcluir
  14. Felicitaciones por este buen blog! y por este gran artículo!!!
    Salu2 desde Navarra (España)

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Jorge, pelo blog esclarecedor que fizeste. Com certeza visitarei com mais freqüência. Abraços

    ResponderExcluir
  16. I have never seen something else....is it a fake?
    greetings

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI,SOU CRIADOR Á MAIS DE VINTE ANOS E ESPERO Q COM ESSAS INFORMAÇÕES TDS NOSSOS IDEAIS COMO SEU E O MEU FÇA PARTE DESSE MUNDO DA AQUARIOFILIA,RSPEITRAR OS PARAMETROS QUIMICOS FISICOS E BIOLOGICOS É O P´RIMEIRO PASSO P\ O SÚCESSO E INTRETENIMENTO P\ OUTRAS PESSOAS ACABAR COM ESSES MITOS E TABÚS DAS MÁS INFORMAÇÕES ESSA ÁREATM Q SI INFORMAR ESTUDAR E SI INTERESSAR É UM ROBBY CIÉNCIA OK,VALEU EQUETUS,ABRÇO.

    ResponderExcluir