Não gosto de Postar sobre carro a combustão mais acho que pode ser útil.
Apesar de trabalhar com carros, hoje tenho certa alergia a carro a combustão tanto que não participo mais de nenhum fórum ou clube de carros até os clubes que montei acabei sendo expulso, aliás, quem quiser ler bastante asneiras é só entrar nesses clubes, tá cheio geralmente o endereço eletrônico é www.clubexxxx.com.br onde xxxx é o nome do carro.
Voltando ao que me fez começar esse Post, como já sabem aqui em São Paulo Capital já há dois anos existe a “Inspeção Veicular” chamada de Controlar
http://www.controlar.com.br/ por sinal uma grande idéia que deveria ter começado antes. Com isso varias oficinas tiveram situações bastante inesperadas, pois vários carros estavam sendo reprovado principalmente os antigos ainda carburados, depois quase 50% dos carros com injeção mono-ponto precisou de reparos, os importados não Flex com 20% de reprovação e o grande vencedor e o mais ecológico os veículos fabricados no Brasil a partir de 2003 Flex com taxas praticamente ZERO de CO e muito pouco Hidrocarbonetos isso principalmente graças ao Etanol e as novas leis em vigor.

Depois de passar por vários problemas inusitados de carros que não passavam na inspeção da Controlar, veículos que iam de oficinas em oficinas até conseguir passar na inspeção e ganhar o Selo da Controlar e conseguir a liberação dos documentos dos veículos. E com isso acabei esbarrando num problema meio ético com relação à emissão de CO escolhi dois casos em especifico dentre muitos pra tentar mostrar o tal problema.
Caso 1:

Kia Carens ano 2001 7 lugares motor 1.8 16V veiculo problemático pois tem regras na Controlar de baixa emissão porem geralmente não conseguem atingir e são reprovados, mais depois de uma pequena modificação passou apenas trocando o catalisador original por um do Tempra mono-ponto e troquei a sonda-lambda por uma que conseguia medir + mistura rica ( ou melhor tinha a saída com tensão um pouco mais alta que a original) não foi feito mais nada não fiz nenhuma modificação no modulo ou na MAP - MAF nem no IAT e sem entrar em detalhes técnicos o único motivo de trocar a Sonda foi para fazer o modulo enxergar antes do tempo a mistura rica já que a sonda trabalha em sistema praticamente Binário ou seja informa ao modulo se está em mistura rica ou pobre.


Apenas comentei sobre mexer em MAP, MAF e IAT, pois tem muito fórum indicando esse tipo de modificação ou pra andar mais ou pra gastar menos combustível particularmente acho isso uma grande besteira tem até gente ganhando dinheiro vendendo extensor de sonda, ou kit pra eliminar o sensor de temperatura de ar e eliminar sonda, na Carens depois das modificações o carro passou na inspeção da Controlar como se fosse um UNO 1.0 flex com Etanol.
Caso 2:
Um Tempra 96 sx mono-ponto esse carro eu não tenho fotos só acompanhei o conserto em outra oficina, esse carro foi quatro vezes fazer a inspeção e só na ultima foi aprovado o veiculo apesar de velho estava em bom estado tinha apenas 12000 KM e muito bem cuidado mais mesmo assim sua taxa de CO era alta depois de apanhar bastante foi verificado que tinha sido adaptado um outro modelo de catalisador pois o original foi trocado, o veiculo segundo o proprietário tinha ficado parada por 6 anos e o catalisador original estava podre e vazando, na época da troca o proprietário se lembrava que o catalisador era de um Tempra MPFI bem mais novo pois o catalisador do Tempra 96 sx era muito caro, então já que o mecânico havia feito de tudo e o carro não passava na inspeção a única duvida estava no catalisador portanto foi trocado por um de modelo original e para surpresa de todos o carro acabou baixando o CO e passando na inspeção, portanto um catalisador mais novo não estava dando conta do Tempra 96 sx.
Bom como podem ver um carro MPFI ficou bem mais ecológico com um catalisador de um veiculo IE bem mais velho e um carro bem mais velho com motor IE poluía bem mais com um catalisador de um veiculo mais novo MPFI.
Não sei se o problema é governamental ou econômico ou falta de escrúpulos de algumas montadoras mais pode ser verificado que já seria possível há muito tempo atrás ter veículos poluindo menos, como provavelmente ter veículos novos bem mais ecológicos.