terça-feira, 26 de abril de 2011

Caquoelho


Não sou louco é isso mesmo caqui-coelho ou caquoelho RS.rs.....
Na verdade eu ia ficar um tempo sem postar, pois estou muito ocupado, porem quando fui descansar em Jarinu interior de SP dei de cara com esse Caqui com orelhas, justo no feriado de páscoa, vejam a foto.




Esse pé de caqui já é velho quando é época de fruto nem parece uma árvore fica tão cheio de caqui que os galhos chegam a encostar no chão e fica com poucas folhas.
 Outra peculiaridade é que esse pé de caqui tem fruto mole e duro porem o duro é saber qual é qual não sei explicar porque isso ocorre de ter duas espécies de frutos na mesma árvore.

Feliz Páscoa, infelizmente o caquoelho eu já comi quem sabe no ano que vem o caquizeiro não enche de caqui com orelhas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vocação Amazônica



Uma grande maioria tem essa reposta na ponta da língua, a Amazônia é o pulmão do planeta, portanto sua vocação é ecológica com uma biodiversidade numerosa é a maior área de floresta tropical ainda inexplorada tendo menos de 10% de sua fauna e flora conhecida e catalogada por isso deve ser preservada. Mas o mundo econômico não vê a Amazônia como área a ser preservada na verdade até aqui mesmo já temos adeptos a outro tipo de vocação para Amazônia a vocação mineral.
Debaixo da reluzente e rica floresta amazônica existem outras riquezas que deixam muitos ambientalistas preocupados, apesar desse assunto não estar na mídia ou pelo menos não como deveria o mundo inteiro tem interesse na Amazônia não para preservação e sim para exploração, quando você vê +100.000 ONGs só na Amazônia sendo que muitas praticam a biopirataria essa menos invasiva mais a grande maioria estão na Amazônia com interesses bem mais ocultos, algumas até por ironia defendem os direitos dos índios essa é duro de acreditar, até tem ONGs com boas intenções, mas com +100.000 ONGs da pra contar no dedo as que se salvam, tem ONGs que lutam em promover reservas indígenas em áreas de interesses minerais.
Elementos que são passíveis de exploração com concentrações que permite sua exploração econômica são: ouro, estanho, petróleo, gás natural, potássio, manganês, calcário, ferro, alumínio, cromo, diamante, linhito, urânio, cobre, zinco, níquel, titânio, fosfato, prata, platina, paládio, ródio, tungstênio, tântalo, zircônio, terras-raras, nióbio esse ultimo bem polêmico. Fora o interesse na madeira e no comercio da fauna e flora, comercio esse promovido por algumas ONGs.
Qual a maior riqueza que temos a biodiversidade ou a riqueza que existe no seu solo.
Prefiro manter a floresta viva a usufruir da riqueza mineral, mais estamos correndo riscos, pois nosso governo é anêmico e mutável sempre pendendo em causas próprias deixando sempre em risco o interesse conscientemente natural.
Precisamos ficar atentos ao novo código florestal.


OBS: não tenho nada contra as ONGs muito pelo contrario mesmo porque já fiz parte de algumas só foi uma desabafo porque mais de cem mil ONGs ninguém merece.

domingo, 17 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Engodo ecológico



Greenwhash sua tradução direta seria “lavagem verde” mais na verdade o que quer dizer é propaganda verde enganosa.



A moda verde acabou trazendo lucros para varias empresas, bastando apenas colocar na embalagem ou propaganda algum símbolo como reciclável, baixo consumo de energia, empresa amiga do planeta, 100% natural, orgânicos, biodegradável e outros.


Então aparecem vários tipos de absurdos. Como empresa que fabricam embalagens e afirmam que seu produto é totalmente reciclável porem não dizem que para reciclar sai mais caro que fabricar a embalagem nova ou empresas que fabricam produtos eletrônicos que na verdade não fabricam nada só entram com o dinheiro e mandam fabricar seus produtos na Ásia (opa metais pesados) sem mesmo saber como são produzidos e ainda colocam o selo verde será que poluir o quintal dos outras é ser ecologicamente correto ou como aconteceu aqui em são Paulo uma empresa de fast-food colocou coletores de lixo separados o consumidor podia separar o seu lixo que havia consumido na loja e até trazer de casa só que tudo não passava de fachada quando o lixo era coletado era tudo colocado junto pro lixeiro levar para o aterro, é vale tudo pra vender mais um hambúrguer, a casos até mais grave como produtores de orgânicos que até não usam pesticidas na produção mais usam produtos bem piores no solo antes da plantação que não são detectados, porem contaminam o solo e principalmente o lençol freático ou empresa que anuncia uma determinada área de reflorestamento, legal o único problema é que o reflorestamento é com eucalipto seria uma boa, mas aqui não é a Oceania. Há de tudo como, por exemplo, esse produto é 100% natural opa arsênio e urânio também são naturais, lembram do leite com soda caustica. Tem até empresas e bancos que usam papel reciclável e se rotulam como empresa amiga do planeta porem em vários casos o papel reciclado pode ser mais caro então se usava ou usa um papel menos branqueado que não tem nada a ver com reciclado nesse caso tempos três engodos quem compra quem vende e quem produz um produto para essa finalidade opa formação de quadrilha ecológica.


Foi feito uma pesquisa onde mostrou que 99,9% dos produtos supostamente verdes são mentiras.


Como varias pessoas com consciência ecológica pagam mais caro por produtos verdes as empresas usam isso pra engordar seus lucros e que se dane o planeta.


Vivemos num mundo de consumismo e de embalagens cheias de artifícios pra iludir o consumidor não compre se o produto fizer muito alarde que é ecológico, pois provavelmente deve ser mentira, já compramos vários produtos maléficos agora pagar mais caro só pela embalagem to fora. Pra ser verde não precisamos ser enganados.


Lembrando que o consumismo faz parte desse engodo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Castanha Portuguesa


Esse fruto bem valorizado aqui no Brasil com o nome de castanha portuguesa, mas acredito que na Europa tenha outro nome aqui provavelmente tem esse nome em virtude da comunidade portuguesa que é a que mais consome e pela sua origem, pois 98% da castanha consumida no Brasil chegam de Portugal.
Há alguns anos atrás meus pais plantaram duas mudas dessa castanheira aqui em Jarinu interior de São Paulo na época ninguém acreditava que ia dar algum fruto, pois a árvore era de clima temperado e tinha tudo pra dar errado clima errado solo errado, na verdade até fiquei preocupado, pois são árvores de porte grande e iriam ocupar muito espaço sem dar nenhum fruto, porem como a natureza sempre surpreende e agora a vários anos tenho o prazer de colher frutos e de qualidade.

O quilo da castanha aqui no Brasil chega a custar R$44,00 humm da até pra largar tudo e partir pra produção em escala e viver de brisa, ou melhor, de castanha, mais ai tem um porem o consumo dessa fruta se da entre novembro e dezembro um costume natalino como nozes, amêndoas, castanha do Pará, figo seco, damasco, cereja e outros que devo ter esquecido e esse fato natalino acaba com o sonho de viver de uma plantação de castanha portuguesa isso por que aqui no Brasil a castanha é colhida entre fevereiro e março onde a procura e consumo é zero depois de dezembro nenhum comerciante quer nem que seja a preço de banana.




Essa foto mostra vários ouriços que caíram no chão entre um final de semana e outro como as chuvas foram fortes esses frutos acabaram estragando.


Esquecendo o sonho de ficar rico vendendo castanha é possível plantar o castanheiro europeu na região sul e regiões frias ou amenas do sudeste do Brasil com boa produtividade e mesmo tendo a colheita fora do pico de mercado vale a pena principalmente pra quem tem pequenas áreas de terra.









Não sou um expert no assunto mais nesse caso posso dizer "pode plantar que dá!" 

sábado, 12 de março de 2011

Aquarismo ou Aqua-tortura

Esse post pode ser chato para um aquarista de verdade, mas pode ler se quiser.
È meio estranho tocar nesse assunto, pois todos sabem dos horrores que nós humanos praticamos contra a vida aquática pesca predatória de rede ou arrasto, barragens, fora os rios e mares sendo poluído pelos dejetos humanos, é a vida aquática sofrendo todo o tipo de agressão na verdade agonizando ou agonizante permanente graças ao homem, como não vivemos na água apesar dela ser essencial para vida não estamos nem ai pra ela e o que nela vive ou vivia agora estamos trazendo esses horrores para dentro dos nossos lares sem percebemos.


Muita gente quer ter um animalzinho de estimação e um desses animais que te um mercado bem grande é o peixe não late não morde não suja o chão e tem um preço bem elástico desde um peixinho dourado que custam centavos até peixes importados de água salgada ou Acaras importados bem caros, um mercado de milhões de reais, um Beta num vidrinho é relativamente barato um aquário marinho top pode chegar fácil a R$ 50.000,00 bom onde quero chegar não é o preço é sim o peso moral. Vamos começar belo Kinguio ou o famoso peixinho dourado é comum ver esse infeliz peixe num pequeno aquário em forma de tigela na maioria dos casos vivem bem por seis meses tem alguns sortudos que vivem por um ano mesmo sem sistema de filtragem, apenas água vidro e pedra. Porem há Kinguios aqui no Brasil que viveram mais de 35 anos e no Japão um que viveu 53 anos, bom seis meses que é a media de vida de um peixe na tigela esse peixe conseguiu viver 1% de sua vida, na verdade agonizou por seis meses até sucumbir, como os peixes não conseguem demonstrar a nós seres humanos que não estão se sentindo bem ou que algo está errado, quando percebemos que o peixe não está bem pode ter certeza já está morto ou quase ai é tarde demais. ( gosta de animais não coloque um Kinguio na tigela ele precisa de muito mais ).


Outro ponto é que nesse mercado de peixes ornamentais tem lojistas “nem todos” que vendem peixes sabendo que vão morrer o cliente possui um aquário pequeno com um sistema barato e errado e o lojista vende vários peixes e incompatíveis entre si quando também não vendem o aquário errado. Há regras bem claras porem sempre são esquecidas tanto pelo comprador como pelo lojista que sabe que está enganando o ansioso cliente e futuro torturador e assassino de peixes ornamentais.


Ficou tão comum vender peixes como se fossem objetos que vários lojistas acabam vendendo e praticando barbaridades, fornecem para festas e eventos peixes como brinde e ainda colocam o cartão da loja no brinde ( nunca aceite um peixe de brinde a não ser que tenha local apropriado )outros lojistas vendem corais e peixes proibidos e a mais nova atrocidade peixes tatuados já não bastava os peixes com piercing e tingidos, muitas vezes esses lojistas acabam entrando nessa atrocidade pois acham que se o concorrente vende esses peixes ele também precisam ter pra vender porem não percebem o mal que fazem para si mesmo pois quem é um aquarista de verdade nunca ira comprar nada nessa loja.Apesar de que tem muitas lojas que não gostam de aquarista de verdade, pois compram poucos peixes!

Vejam esse video:      Esse só deu pra colocar o atalho dos Tatuados  http://www.youtube.com/watch?v=3CPTE_rFYac&feature=related


Esse dos Pintados


Esses peixes já devem estar todos mortos: o processo de colorir ou tatuar os peixes é muito cruel além de morrer grande parte no processo não terão vida saudável e morreram em breve.

Ver bilhões de peixes ornamentais morrerem todos os anos é crueldade e não importa se é ignorância por parte do aquarista ou ganância por parte do lojista.



Olha só essa foto, aquários pequenos sem sistema de filtragem com muitos peixes, fico imaginado toda a vez que essa loja é aberta quantos peixes vai pro lixo isso é cruel demais.





Essa foto mostra o que ocorre com os peixes coletados quem coleta só está interessado no lucro e captura tudo que pode sem ter local apropriado se não conseguir vender logo todos morrem e esse ciclo se repete novamente, esses peixes sofreram muito antes de morrer, morte lenda e dolorosa.                          Foto tirada da internet.


Aquarismo é um hobby nobre porem complicado e tudo que se sabe hoje podem estar ultrapassados daqui a um ano com novas técnicas por isso algumas informações são passadas erradas, precisa pesquisar bastante pra não cometer verdades ultrapassadas e literalmente entrar pelo cano, bem quem costuma entra pelo cano são peixes que vão morrer. li um livro que dizia que um determinado peixe vivia no máximo por 03 anos quando na verdade pode viver fácil por 22 se bem cuidado, nesse final de ano fui procurado por um criador de peixes ornamentais que cria até Acaras Dicus esse criador se viu num dilema 90% dos seus peixes incluído os matrizes morrerão e sem causa aparente sem chance de cura isso um criador experiente com 36 anos em piscicultura, imagine um leigo tentando curar um simples fungo.


• Estude o Assunto antes de entrar no hobby.
• Não compre peixes em feiras.
• Não compre peixes já ensacados.
• Não compre peixes tingidos, tatuados ou com piercing.
• Não compre peixes impossíveis de se manter mesmo que exóticos.
• Não compre em lojas predatórias, com muitos peixes, cuidado pode sair caro.
• Não monte micro e nano aquários, peixes precisa de espaço mesmo o beta.
• Nunca monte um aquário sem filtro uma beteira é um absurdo.
• Nunca compre rações baratas se necessário faça a ração conforme a espécie.
• Não misture peixes de espécies incompatíveis ou de água diferentes.
• Não polua seu aquário de peixes um bom aquário é grande com poucos peixes.
• Nunca compre peixes e corais proibidos coral para substrato só artificial.
• Nunca solte o peixe nos rios principalmente se ele for de outra região.
• Não compre um peixe se não conhecer bem a espécie e seus hábitos.
• Não compre peixes coletados pesquise antes e não acredite em tudo que falam.
• Não aceite peixe de brinde.


Isso é só uma previa tem muito mais é só pesquisar antes de montar seu aquário.


.Essa foto mostra como vemos os peixes um chaveiro com um peixe vivo, ou melhor, morto sem comentários
Foto da Internet.




Todo mundo fala comece com um aquário pequeno e peixinhos baratos não faça isso comece estudando e adquirindo experiência e ai vai ver que aquário pequeno e filtragem barata é morte na certa, monte o aquário que você pode cuidar. Se optar por um aquário marinho ou plantado com peixes importados só monte se puder sustentar não adianta tentar economizar antes durante e depois, pois é bem provável que terá fracasso.



Quanto às lojas tenho a seguinte conduta dou preferência às lojas com muitos produtos e poucos peixes isso é um indicador que a loja vende poucos peixes e sadios, o forte dessa loja é vender produtos e suplementos para manter os peixes vivos por isso não tem tantos peixes, fuja dos pets shop a grande maioria desse tipo de loja o peixe ornamental é um complemento, portanto na maioria das vezes os peixes são negligenciado e as lojas que vendem muitos peixes ou tem vários peixes espalhados por vários aquários que sai do chão ao teto essa loja eu não entro. Hoje é possível comprar peixes por encomenda e saber sua origem em alguns casos a confiança da loja não só no cliente como no criador é tão grande que é possível comprar um peixe ornamental com seguro.

Não tenho a intenção de ditar regras do que é certo ou errado nem desestimular o hobby.
Vaso sanitário é pra dejetos humanos não para tumulo de peixes ornamentais.
Pense nisso.


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Natureza em Ação




Nesse ultimo final de semana navegando pela região da bacia de Ubatumirim  saindo da praia do Estaleiro em direção a ilha das Couves  notei algo diferente numa determinada ilha que já a conheço a muito tempo de passagem, pois fica no caminho entre a praia e a ilha das couves, na época chamávamos a ilha de ilha do ovo pois tinha no seu platô duas pedras uma em pé e outra deitada em forma de ovo depois de algum tempo passamos a chamar de ilha Rachada, pois a mesma estava se separando bem no meio porem pesquisando as cartas náuticas seu nome verdadeiro é Ilha da Selinha ai eu não sei porque do nome.
Agora a pequena ilha chamou a atenção porque os ovos “pedras” não estavam na mesma posição que alguns anos atrás então perguntei para um amigo pescador Sr. Flavio e o mesmo, me informou, que uma pedra do alto soltou-se e derrubou  os dois ovos “pedra” para o mar e ficando na lugar das antigas pedras, achei isso muito legal não sei informar quando isso ocorreu, mais achei isso bastante intrigante e tem mais agora entre as duas partes da ilha está se formando um praia, tudo bem que deve ser a menor praia do mundo mais é uma praia que atravessa a ilha de lado a lado eita ilha Misteriosa.----- Magnífico-----.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sinclair C5

Sir Clive Sinclair começou a pensar em veículos elétricos já na adolescência em 1970 uma visão muito a frente do seu tempo o que já era de seu feitio, com o lançamento do ZX spectrum o primeiro computador pessoal com cor e som do planeta e que ainda está vivo não só na memória mas fisicamente pois a grande maioria dos usuários do passado ainda tem seus micros funcionando é paixão incondicional, porem depois de fazer sucesso com o ZX spectrum Sir Sinclair partiu para o projeto do C5 um pequeno veiculo elétrico que acabou levando a empresa a falência “mas que droga quem ia fabricar os futuros ZX.”


O C5 foi lançado em 1985 e na época a comunidade Sinclair não entendeu o que levou Sir Clive Sinclair a partir nessa de veiculo elétrico e todos ficaram revoltados, pois a saga ZX acabou com o fechamento da empresa Sinclair Research eu mesmo fiquei puto, agora vendo por outro lado ele estava certo o mundo é que estava errado isso é que da, ser revolucionário, Obrigado Sir Clive Sinclair um gênio muito a frente de seu tempo.

Vejam o video do C5.

sábado, 15 de janeiro de 2011

TK90X o ZX Brasileiro

Esse Video Português do ZX spectrum é muito bom não podia deixar passar sem colocar no Blog pra quem não conhece ai vai.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Seta automática para BR800

Segue um circuito bem simples para implementar uma Seta a altura do BR800.

Quem teve ou tem um BR800 sabe o quanto é ruim o sistema de Seta do BR até da pra acostumar depois de muito tempo mais é um dos pontos de maior reclamação que vi, todo mundo que anda no BR pela primeira vez acha aquilo muito ridículo, já os que conhecem o carro nem reclamam já estão acostumado, porem nunca é ruim um upgrade e se esse for fácil e barato ai é bem melhor.

Esse projeto usou peças que eu já tinha em estoque os reles tirei de uma modulo de subida de vidro queimado o imã tirei de uma HD velha os TIP122 usei, pois tinha um monte mais seria melhor e mais barato usar um BD136 e os Reed-switchs tirei de alguns sensores de alarmes que estavam sobrando e ai nasceu isto aqui.

Montei uma vez um projeto semelhante para colocar numa BMW velha que havia queimado o comando de seta que era difícil de achar e custava muito caro na época usei um circuito mais simples sem reles apenas usando mosfet então montei um parecido para o BR porem não funcionou direito, pois quando a tensão de gate caia o mosfet passava a conduzir cada vez menos e isso fazia com que o pisca do BR antes de desligar totalmente pisca-se cada vez mais rápido fui obrigado a usar rele.
                                       
O esquema é bem simples pode ser montado até sem circuito impresso o esquema pode ser usado até em projetos novos pois custa bem mais barato que um comando de seta comum e é bem mais hi-tech, pode ser aperfeiçoado e usar no lugar dos Reeds sensores Halls comuns.

um deles foi cortado

O projeto pode ser colocado em qualquer BR sem tirar as características originais do carro.
Como o circuito é temporizado ou seja se ligar a seta e não virar o volante o mesmo vai se desligar sozinho depois de um determinado tempo, pelos componentes R1/C1 e R2/C2 mais pode ser adicionado uma chave reset direto nos Capacitores C1 e C2 caso queira desligar antes do tempo normal.


Segue um Video mostrando como funciona.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Me engana que eu gosto

Não gosto de Postar sobre carro a combustão mais acho que pode ser útil.
Apesar de trabalhar com carros, hoje tenho certa alergia a carro a combustão tanto que não participo mais de nenhum fórum ou clube de carros até os clubes que montei acabei sendo expulso, aliás, quem quiser ler bastante asneiras é só entrar nesses clubes, tá cheio geralmente o endereço eletrônico é www.clubexxxx.com.br onde xxxx é o nome do carro.

Voltando ao que me fez começar esse Post, como já sabem aqui em São Paulo Capital já há dois anos existe a “Inspeção Veicular” chamada de Controlar http://www.controlar.com.br/ por sinal uma grande idéia que deveria ter começado antes. Com isso varias oficinas tiveram situações bastante inesperadas, pois vários carros estavam sendo reprovado principalmente os antigos ainda carburados, depois quase 50% dos carros com injeção mono-ponto precisou de reparos, os importados não Flex com 20% de reprovação e o grande vencedor e o mais ecológico os veículos fabricados no Brasil a partir de 2003 Flex com taxas praticamente ZERO de CO e muito pouco Hidrocarbonetos isso principalmente graças ao Etanol e as novas leis em vigor.



Depois de passar por vários problemas inusitados de carros que não passavam na inspeção da Controlar, veículos que iam de oficinas em oficinas até conseguir passar na inspeção e ganhar o Selo da Controlar e conseguir a liberação dos documentos dos veículos. E com isso acabei esbarrando num problema meio ético com relação à emissão de CO escolhi dois casos em especifico dentre muitos pra tentar mostrar o tal problema.






Caso 1:
Kia Carens ano 2001 7 lugares motor 1.8 16V veiculo problemático pois tem regras na Controlar de baixa emissão porem geralmente não conseguem atingir e são reprovados, mais depois de uma pequena modificação passou apenas trocando o catalisador original por um do Tempra mono-ponto e troquei a sonda-lambda por uma que conseguia medir + mistura rica ( ou melhor tinha a saída com tensão um pouco mais alta que a original) não foi feito mais nada não fiz nenhuma modificação no modulo ou na MAP - MAF nem no IAT e sem entrar em detalhes técnicos o único motivo de trocar a Sonda foi para fazer o modulo enxergar antes do tempo a mistura rica já que a sonda trabalha em sistema praticamente Binário ou seja informa ao modulo se está em mistura rica ou pobre.



Apenas comentei sobre mexer em MAP, MAF e IAT, pois tem muito fórum indicando esse tipo de modificação ou pra andar mais ou pra gastar menos combustível particularmente acho isso uma grande besteira tem até gente ganhando dinheiro vendendo extensor de sonda, ou kit pra eliminar o sensor de temperatura de ar e eliminar sonda, na Carens depois das modificações o carro passou na inspeção da Controlar como se fosse um UNO 1.0 flex com Etanol.



Caso 2:

Um Tempra 96 sx mono-ponto esse carro eu não tenho fotos só acompanhei o conserto em outra oficina, esse carro foi quatro vezes fazer a inspeção e só na ultima foi aprovado o veiculo apesar de velho estava em bom estado tinha apenas 12000 KM e muito bem cuidado mais mesmo assim sua taxa de CO era alta depois de apanhar bastante foi verificado que tinha sido adaptado um outro modelo de catalisador pois o original foi trocado, o veiculo segundo o proprietário tinha ficado parada por 6 anos e o catalisador original estava podre e vazando, na época da troca o proprietário se lembrava que o catalisador era de um Tempra MPFI bem mais novo pois o catalisador do Tempra 96 sx era muito caro, então já que o mecânico havia feito de tudo e o carro não passava na inspeção a única duvida estava no catalisador portanto foi trocado por um de modelo original e para surpresa de todos o carro acabou baixando o CO e passando na inspeção, portanto um catalisador mais novo não estava dando conta do Tempra 96 sx.

Bom como podem ver um carro MPFI ficou bem mais ecológico com um catalisador de um veiculo IE bem mais velho e um carro bem mais velho com motor IE poluía bem mais com um catalisador de um veiculo mais novo MPFI.



Não sei se o problema é governamental ou econômico ou falta de escrúpulos de algumas montadoras mais pode ser verificado que já seria possível há muito tempo atrás ter veículos poluindo menos, como provavelmente ter veículos novos bem mais ecológicos.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quase vira carvão

Essa semana quando fui sair com o BR assim que acionei a chave, ouvi um estalo tentei acelerar e nada o PIC não subia o PWM, ficando sempre em zero. Depois de uma verificação na instalação, descobri que o resistor que mantinha o banco de capacitores carregado havia quebrado o terminal, daí o barulho quando ligava, é a famosa lei de Murphy o resistor era parafusado na chave e com a vibração o terminal quebrou bom refiz a solda do resistor o barulho desapareceu porem o BR não saia do lugar.

Acabei descobrindo que um dos mosfet da ponte High havia entrado em curto nos 03 terminais e o controlador só não virou carvão por um simples e barato circuito de proteção feito com um 74HC00 que na verdade já estava sendo usado em outro circuito de proteção de corrente junto com um OpAmp LM358 esse 74HC00 estava sobrando 03 Nand então veio a idéia de se vigiar as pontes Low e High e acrescentar uma linha em C no compilador e isso é que salvou o controlador.


Precisei tirar alguns mosfet´s até achar o mosfet em curto porem dos males o menor tive que trocar um mosfet e um gate-driver, mas não perdi o controlador o melhor disso tudo é que essa modificação que fiz no controlador, usando os Nand´s que estavam sobrando foi a três dias antes da quebra do terminal do resistor, foi pura sorte.
Eletrônica é fascinante porem não pode vacilar já modifiquei o circuito inicial inúmeras vezes e já tenho varias outras idéias que depois desse acontecimento pretendo por em pratica.

      

sábado, 28 de agosto de 2010