domingo, 9 de outubro de 2011

Controlador DC


Veículos elétricos esse vírus acabou virando uma obsessão depois de converter o BR800 acabei voltando a estudar eletrônica com o intuito de aprender e melhorar a eficiência do carro, porem não tenho tempo pra continuar e finalizar o projeto final de um controlador, já montei nove protótipos alguns nem foram testado no carro e três fiz vários teste e modificações,  deve protótipo que tive que montar varias vezes pois a cada semana tinha uma modificação como não estava atualizado em eletrônica cada visita na internet e datasheet  surgia uma idéia nova e como sou perfeccionista acabei perdendo muito tempo e deixando o BR800 parado vários meses e só rodei com esse ultimo projeto  alguns finais de semanas durante uns três meses no projeto de conversão do BR800 com conversão e reforma não gastei R$10.000,00 mas se somar com o projeto do controlador e carregador com BMS esse valor aumentou um pouco mas o que valeu foi o aprendizado.
Bom esse controlador é baseando no PIC 18F e não é só um controlador vem com um LCD 20X4 com varias informações e com os cincos mosfets irfps3815 atinge 525 Amp.  mas pode usar bem mais mosfets e outros modelos se usar dez mosfets irfp4568pbf o controlador passa para 1710 Amp. podendo ser usado em motores mais fortes e veículos bem mais pesados.
Todo o esquema elétrico foi feito no Proteus e fiz o caminho inverso tinha o projeto montado e passei no Proteus para poder disponibilizar, fui muito cuidadoso para não errar nada do protótipo para o esquema elétrico minha recomendação para quem quiser montar é começar com a MCU e LCD fazer todos os teste e depois partir para os sensores e controles A/D feito isso passar para o modulo de potencia e ai tomar muito cuidado estamos falando de tensão e correntes bem perigosas.
Tenho o software em C na verdade em MIckoC  as funções  de proteção, contactor e Buzzer não estão no Software pois tive alguns problemas quando usava essa função o BR800 aleatoriamente parava de funcionar e só voltava a funcionar quando desligava o controlador e o religava mas andei vários meses sem essa função de proteção e nunca deu defeito e sempre ficou gelado na época usava dois canais de oito mosfets de 105 Amp.  e dava um pico de 840 Amp.  que era bem acima do que o BR800 precisava.
Quem quiser se aprofundar no projeto e aperfeiçoar recomendo que tenha conhecimento em eletrônica e programação de MCU, pasta deixar no comentário o email que envio o software em C.
Hoje o BR800 está funcionando com um Kelly com frenagem regenerativa que também está em teste.

17 comentários:

  1. Tenho acompanhado suas matérias sobre carro elétrico. Muito interessante e valiosa a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Cara!!! Toca para frente estes teus projetos. Parabéns pela sua "audácia tecnológica".
    Um abraço.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou aqui na torcida por você, pois acho muito interessante o seu projeto porque contribui e muito na nossa qualidade de vida! Sucessos mil! Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Muy interesante el vídeo de Equetus 4,apoyando siempre el desarrollo sostenible y en contra de la contaminación.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que vc vai finalizar este projeto e o resultado ficará melhor do que esperava.
    Grata pelo texto! Aprendo sempre por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Jorge Cade vc! me Liga ou responde os emails.
    Esse controlador é diferente do ultimo que vi.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de seu projeto,trabalho com carros e já trabalhei com empilhadeiras elétricas, sou técnico em mecâtronica, e adoro mexer com eletro mecânica, gostaria de maiores detalhes de seu projeto, estou juntando os equipamentos para montar um carro elétrico, desde já obrigado por sua atenção. meu email é: salvado.portas@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Desejo um Feliz Natal iluminado e Um Feliz 2012, repleto de realizações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,
    Achei muito interessante, gostaria se possível receber o software em C.

    armando.beck@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom projeto pode me enviar o software em C e em hex se possivel para o email
      zetom26@hotmail.com
      muito grato!!!

      Excluir
  10. Olá Equetus, parabéns pela iniciativa. Também já montei alguns elétricos, e agora estou procurando um BR800 para convertê-lo. Sou engenheiro eletrônico, vi seus esquemas eletrônicos, se quiser uma ajuda em desenhar as pcis para eles me avisem como temos facilidade em projetos creio que podemos nos ajudar. barone@barone.com.br. Grato!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,
    Achei muito interessante, ainda tu tem este projeto?gostaria se possível receber o software em C e a lista de material eletronico para ajudar no desenvolvimento, se possível. Muito obrigado
    visualcd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Equetus, achei muito legal sua iniciativa e estou levantando informações tecnicas pois tenho o desejo de montar um carro eletrico. Vc tem e poderia me enviar os circuitos de potencia e o codigo da programação do PIC.
    Obrigado
    e-mail: bpsantana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Cara muito legal este projeto ,vc tem a programação do pic se puder me enviar obrigado

    e-mail denismotamec@ig.com.br

    ResponderExcluir
  14. Caro Amigo sei que faz muito tempo que vc postou, mas fiquei muito surpreso (vc é o Cara) Aceite meu convite e me mande o programa ec C desse projeto, sem mais muito obrigado
    visualcd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo. Sou do grupo sobre carro eletrico no Google e do whatssap. Gostaria de estudar o seu código. Sou técnico em Mecatrônica e estudante de Engenharia Elétrica e abracei a idéia do carro elétrico. Favor enviar para o meu email: silascaze@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir