terça-feira, 19 de abril de 2011

Vocação Amazônica



Uma grande maioria tem essa reposta na ponta da língua, a Amazônia é o pulmão do planeta, portanto sua vocação é ecológica com uma biodiversidade numerosa é a maior área de floresta tropical ainda inexplorada tendo menos de 10% de sua fauna e flora conhecida e catalogada por isso deve ser preservada. Mas o mundo econômico não vê a Amazônia como área a ser preservada na verdade até aqui mesmo já temos adeptos a outro tipo de vocação para Amazônia a vocação mineral.
Debaixo da reluzente e rica floresta amazônica existem outras riquezas que deixam muitos ambientalistas preocupados, apesar desse assunto não estar na mídia ou pelo menos não como deveria o mundo inteiro tem interesse na Amazônia não para preservação e sim para exploração, quando você vê +100.000 ONGs só na Amazônia sendo que muitas praticam a biopirataria essa menos invasiva mais a grande maioria estão na Amazônia com interesses bem mais ocultos, algumas até por ironia defendem os direitos dos índios essa é duro de acreditar, até tem ONGs com boas intenções, mas com +100.000 ONGs da pra contar no dedo as que se salvam, tem ONGs que lutam em promover reservas indígenas em áreas de interesses minerais.
Elementos que são passíveis de exploração com concentrações que permite sua exploração econômica são: ouro, estanho, petróleo, gás natural, potássio, manganês, calcário, ferro, alumínio, cromo, diamante, linhito, urânio, cobre, zinco, níquel, titânio, fosfato, prata, platina, paládio, ródio, tungstênio, tântalo, zircônio, terras-raras, nióbio esse ultimo bem polêmico. Fora o interesse na madeira e no comercio da fauna e flora, comercio esse promovido por algumas ONGs.
Qual a maior riqueza que temos a biodiversidade ou a riqueza que existe no seu solo.
Prefiro manter a floresta viva a usufruir da riqueza mineral, mais estamos correndo riscos, pois nosso governo é anêmico e mutável sempre pendendo em causas próprias deixando sempre em risco o interesse conscientemente natural.
Precisamos ficar atentos ao novo código florestal.


OBS: não tenho nada contra as ONGs muito pelo contrario mesmo porque já fiz parte de algumas só foi uma desabafo porque mais de cem mil ONGs ninguém merece.

6 comentários:

  1. Aquela eterna distorção...!
    Ter a riqueza ou Ser...!

    Grata pela visita.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo não é de hoje o desperdício das nossas riquezas, a falta de zelo, de conhecimento e de respeito por parte da governança, Brasil é um menino que os tutores teem o descaso pela herança e procuram usufruir em causa própria e deixam aberto o portão para piratas e mal exploradores, é uma triste realidade e já perdemos muito mais do que sabemos, que pena, temos que falar sim da nossa dor e da impotência contra a hiprocrisia e o olho fechado para tanta sem vergonhice não é vero? abraços e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Não é só a Amazónia que é urgente preservar e guardar, mas é toda a biodiversidade de todo o planeta.

    Cada dia são mais as florestas destruídas e é urgente cuidar de todas as árvores. Na floresta vivem muitos animais e ainda porque toda ela é fundamental à vida humana.

    ResponderExcluir
  4. Onde há homens e interesses, é complicado confiar mesmo.

    beijinho

    ResponderExcluir
  5. Realmente temos que ficar atento! Da mesma forma, os EUA querendo comprar a Amazônia, uma biodiversidade riquíssima, até parece que era apenas pra conservar e tals.

    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o seu blog, também adoro natureza :)
    abraço
    oa.s

    ResponderExcluir