sábado, 31 de julho de 2010

Campos dos Jordão

Campos dos Jordão a Suíça brasileira situada na serra da Mantiqueira estado de São Paulo divisa com Minas Gerais foi descoberta quando se transportava ouro de Minas Gerais para a cidade de Pindamonhangaba na verdade uma trilha era escolhida porque tinha vegetação rasteira com pequenos tufos de arvores entre as montanhas essa trilha era conhecida pela alcunha de “Os Campos” da pra entender o porque desse nome, quase nenhuma árvore a única de médio porte um pequeno pinheiro nativo chamado de pinheiro-bravo “Podocarpus Lambertii” que nessa região tinha uma aparência sombria, pois cresciam filamentos que ficavam pendurados e esse pinheiro geralmente não crescia reto o que deixava mais sombrio ainda.



Essa região chamada de Os Campos acabou virando um centro de cura para pessoas com doenças respiratória, pois o clima da região era seco e frio além de um clima bom também tinha varias nascentes com excelente qualidade e começou a receber seus primeiros pacientes e logo depois começou a receber os primeiros “turistas respirantes” que vinham apenas pra respirar aquele ar puro e beber uma boa água, há esqueci-me de falar que isso tudo tinha virado uma fazenda que foi vendida a um Brigadeiro Jordão, Jordão era seu sobrenome não lembro o nome todo ai a Fazenda passou a se chamar Campos do Jordão nome que se sustenta até hoje com umas das cidades mais belas e ecológicas de São Paulo.
Isso foi um breve resumo da historia, que é bem maior e mais bela que isso.






Realmente bela agora ecológica depende até onde voltamos no tempo como disse era uma trilha que era conhecida pelo nome de Os Campos sem árvores, até alguém trazer do sul do Brasil uma grande arvore chamada de Pinheiro do Paraná “Araucária Angustifólia” hoje pra onde se olha tem Pinheiro do Paraná até ai normal e, além disso, o Pinhão desse pinheiro é uma delicia. E o clima como fica, bom em Os Campos como não tinha árvores a chuva caia e ia direto para o lençol freático agora com a quantidade de pinheiros do Paraná quando chove a água é sugada pelas árvores deixando o clima mais úmido e alterando as nascestes. Não sei até onde isso mudou o clima da cidade mais mudou da pra ver e sentir.

Outro intruso foi introduzido em Os Campos esse veio de mais longo da America do Norte a Truta criada em cativeiro mais foi introduzida em vários rios e lagos da região o difícil agora é achar o Lambari.



Esse cara aqui segundo alguns pesquisadores é o culpado pelo crescente aumento da quantidade de pinheiro do Paraná hahahaha! Vai ver que ele trouxe um pinheiro nas costas.

Não sei se a introdução dos pinheiros e das trutas foi ruim ou bom para Campos mais o que me deixou triste nesse ultimo final de semana é que ninguém sabe ou não se lembram disso é como se esses intrusos fossem nativos. Até o prato típico de Campos é Truta ao molho de Pinhão quem diria dois intrusos virando prato típico da região. Bom onde tem atividade humana tem mudanças não tem jeito que @#&$%¨.

Quem não conhece Campos ai vai uma dica não tem com viver esta cidade apenas num final de semana há tanto a se ver e sentir que será bem provável que se perca algo.



*Como o Museu de Felícia Leirner, *Auditório Claudio Santoro, *Mosteiro das irmãs Beneditinas, *o Palácio da boa vista, *vila Abernéssia, *Cervejaria Baden Baden, *Fazenda Lenz, *Amantikir o jardim que fala, *pesqueiro Truta Azul, *Aventura no Rancho, *Borboletário Flores que voam, *Chocolate Araucária Jordanense, *Horto Florestal,*Eco parque pesca na montanha, *Pedra Baú, Pico do Imbirí, *estrada de ferro Campos do Jordão,*morro do Elefante, *Teleférico, *Bosque do silencio,*Ducha de pedra,*Parque *floresta encantada, *Pico do Itapeva, *lojas de malhas, *vários bares e restaurantes além de trilhas fantásticas, escaladas, rapel e arborismo acho que falta algo, sei não.

Nos meses de junho e julho na alta temporada a cidade fica lotada e se precisar atravessar a cidade terá que passar pelo centro o que não é nada bom fica tudo parado.
Quase todos os points ficam ao redor do centro nas montanhas ai vai uma dica leve um GPS que tenha rotas alternativas da pra cruzar a cidade varias vezes por dia sem passar pelo centro se seu GPS não tem rotas alternativas o que é comum vai outra dica se estiver num point nunca desça, mesmo que o seu GPS indique, ande sobre as estradas ao redor da cidade seu GPS vai recalcular varias vezes até enxergar a rota fora do centro é só não descer, por pior que seja o mapa do seu GPS em poucos minutos ele se acha.



Para almoçar ou Jantar eu prefiro os restaurantes da estrada do horto sem filas e barulho comum no centro, bom preço... há lembrando que também servem a Truta ao molho de Pinhão.



A cidade é bela com arquitetura dos Alpes Suíços, mas não se iluda essa arquitetura começou a se tornar padrão a partir de 1970 com o único intuito de atrair turista, mas tem seu valor já que tudo é bem jeito nada camuflado ou artificial são construções de verdade, não só de fachada e Campos fica na Serra da Mantiqueira uma região de montanhas belíssimas.










Boa viagem, favor não levar nenhum intruso.

4 comentários:

  1. Bem lembrado, havia me esquecido disso.

    O Nome do Brigadeiro é Manoel Rodrigues Jordão
    Isso eu lembrava.

    ResponderExcluir
  2. o jeito ke vc fala da minha linda e bela campos do jordão da um ar de artificial, vc pareçe ke ker dizer ke as coisas ke ela tem naum eh natural... isso eh meio chato de se falar. mais msm assim parabens pela materia...espero ke vc volte aki para conheçer melhor campos do jordão e verá ke ela eh muito mais ke isso

    ResponderExcluir
  3. Olá rafel diego.

    Em nenhum momento falei algo de mal de campos, mesmo porque como veranista ou melhor, Invernista adoro a cidade e por isso fiz a matéria, o que quis mostrar foi a mudança ambiental que a cidade passou e pelo esquecimento dos moradores de como era e de como está. Bela porem diferente!

    Grato pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir