domingo, 2 de maio de 2010

AC ou DC

Ponto polemico AC ou DC cada motor tem sua vantagem e desvantagem a priori um motor AC tem mais vantagem e é mais empregado em veículos e protótipo novos geralmente o motor é especifico e o veiculo é sem cambio outro ponto que impede que veículos novos tenham motores DC é a segurança varias montadoras já se mostraram preocupadas com os usuários adaptarem componentes e acabar sofrendo algum acidente essa preocupação é obvia pois um sistema DC é muito simples, bom tem outros motivos mais esses não tem nada a ver com Veículos elétricos.

Agora para conversão qual a melhor opção é agora que fica polemico, vejo falar que o DC é mais barato que AC e por isso nos Estados Unidos é o mais usado esse fato realmente ocorreu porem já faz tempo que o AC está mais barato e mesmo assim ainda é mais usado o DC.

Um kit de 20hp com motor+cabos+inversor custa US$ 3.300,00 e esse motor é pra elétricos e de baixa tensão, um Kit DC desse nível motor+controlador chega próximo desse valor e não vem os cabos nem os conectores.



Motor industrial grande, pesado e de baixa eficiencia.

Um ponto que chamou a atenção foi na Austrália como havia barreira e impostos sobre produtos americanos apareceu várias conversões com motor AC cheguei a contar vários mazda AC mais passado algum tempo a barreira caiu e os presos dos kits americanos caíram, hoje vários mazda que eram AC apareceram com motor DC isso porque antes era 80% AC agora nos fóruns o numero de conversões DC é muito maior.Obs: as adaptações usavam motor industrial.

O meu conselho seria se mora nos Estados Unidos ou consegue trazer o motor sem pagar o absurdo dos impostos e será usado para conversão e manter o cambio o DC é a melhor opção, isso quer dizer que DC é melhor que AC não mais prova que até o momento a tecnologia empregada na construção do motor DC é melhor que os motores AC vendidos pra elétricos.

Estator do motor AC quando foi bobinado estava tendo um terremoto por isso essa qualidade e perfeição nos fios.Isso é muito comun não precisa de qualidade.


No dia que melhorarem a construção do motor AC é obvio que será melhor que o DC campo serie americano. No momento o AC tem que correr atrás. Isso é fácil de entender, pois esses motores DC já são usados há vários anos em veículos elétricos e alcançaram a perfeição ou quase.
Motor DC leve e eficiente feito pra VEs a mais de 20 anos.

Vários fatores tem beneficiado a melhora de eficiência dos motores elétricos tipo de enrolamento e sua qualidade física, matérias mais leves e eficientes e mesmo um bom controlador e inversor tem melhorado muito a eficiência desses motores para veículos elétricos ao contrario do que vem acontecendo com os motores industrias que não precisam ser leves e eficiente pois são ligados na tomada.

No meu ver não importa a sigla ou o tipo se o motor for bem construído será eficiente para elétricos e lembrando que um motor DC na verdade também é AC.

Portanto o bom é ser elétrico e boas conversões.

4 comentários:

  1. não entendi essa de todos os motores são AC

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  2. Achei que vc sabia pergunta pra seu amigo da WEG ve se ele sabe responder.

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  3. Acho que é porque toda as bobinas são acionadas em sequencia como num motor ac isso quem faz é o conjuto coletor escova.acho que é isso.

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  4. Eu sou favorável à eliminação do câmbio num veículo elétrico, não só para aliviar peso e eliminar perdas na transmissão da potência mas também por uma questão de conforto no tráfego urbano.

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