terça-feira, 24 de novembro de 2009

Instrumentos

Percebi uma certa confusão no que é realmente necessário num painel de um VE e no meu ponto de vista se o veiculo for bem montado está seguro e eficiente não precisa de muita coisa basta um indicador de nível de carga das baterias e para complementar um Amperímetro.
No começo usei o marcador de combustível como amperímetro e um voltímetro tirado de um multímetro digital Ching-Ling.








No começo achei que era tudo que precisava, porem gambiarra é gambiarra e logo os problemas apareceram o multímetro chinês era instável não marca a tensão direito já o amperímetro bom este era pior ainda até dava pra acostumar mais é melhor um LED aceso informando bateria fraca do que instrumentos mostrando valores errados.
Se alguém ainda assim quiser usar o marcador de combustível como voltímetro ou amperímetro vou mostra aqui como e quais cuidados devem tomar.

Nem todos os marcadores serão de fácil conversão só recomendo aqueles que usam bóia direta que funciona como um potenciômetro tendo sua saída ligada direto no marcador onde +12v é tanque cheio e terra 0v é tanque vazio ou vise versa.
Carros com módulos mais novos, computador de bordo e painel digital até da pra ligar porem não é tão simples assim. E cuidado com os carros onde o ponteiro fica marcando combustível mesmo com o carro desligado é possível que seja necessário inverter tensão.

Os marcadores não são exatamente iguais aos galvanômetros, geralmente é utilizado um divisor de tensão para que o mesmo trabalhe com 12v e todos os marcadores tem um freio no ponteiro uma espécie de amortecedor, pois tem que suportar os buracos sem ficar balançando.

Modificações para usar o marcador como Voltímetro ai é muito fácil, falei anteriormente que o marcador usa ou internamente ou no painel de carro um divisor de tensão porque isso, simples os galvanômetros geralmente trabalhão com baixas tensões então é usado esse divisor de tensão para que o mesmo trabalhe com 12v, bom sabendo disso é lógico disser que basta usarmos mais um divisor pra trabalhar com a tensão que quisermos.




Quanto maior for a tensão menor será R2 e maior R1 pode ser usado um trimpot na linha pra aferir.



Cuidados devem ser tomados, usar o divisor próximo a fonte, ou seja, próximo as baterias isso é pra evitar levar 100, 200, 300Volts para o painel do carro.Já imaginaram 200vdc num fiozinho no painel do carro um dia pega fogo.

Para usar o marcador como amperímetro é um pouco mais difícil e será necessário remover o tal divisor de tensão que geralmente fica no próprio marcador feito isso ele passa a funcionar com tensões bem mais baixas porem não tão baixas a ponto de usarmos um shunt até da pra usar um shunt porem precisaríamos gerar em alguns casos até 3 volts e não podemos esquecer que depois teremos que aferir.

O que fiz foi usar um opamp e usando o próprio fio que alimentava o motor como shunt depois era só aferir no trimpot.

Segue um esquema elétrico que pode ser usado como voltímetro e amperímetro usando o marcador de combustível e mais preciso que usar o shunt direto e pode ser usado como voltimetro usando o divisor no lugar do shunt.

Apesar de ter usado essa técnica primitiva fica ai a critério de cada um se deve ou não usar o marcador de combustível num VE.


Um outro recurso é usar Led, ou melhor, muitos Led´s ou até barras de led´s usando um circuito bem simples e barato o LM3914, muitos criticam seu uso porem é bem mais simples que converter o marcador de combustível e acho bem mais útil.

Pode-se usar vários Ics e barras e fica do tamanho que quiser mais acho que 10 Led´s ta de bom tamanho.

Usando o principio do divisor de tensão e do shunt pode ser tanto amperímetro quanto voltímetro.

Esse Ic é bem versátil da pra fazer muitas coisas e é de custo baixo e fácil de usar.    Recomendo no lugar do marcador.



Uma outra técnica é usar o LCD essa um pouco mais difícil porem seu custo não é alto.

Esse painel de LCD usei durante três meses apenas para aperfeiçoar agora vou colocar junto com o controlador e carregador.

Veiculo ligado: vai mostrar:
• Aceleração em %
• Amperagem
• Voltagem
• RPM
• Temperatura
• Autonomia
Quando ligado na tomada vai mostrar.
• Temperatura da bateria
• Tempo de recarga
• Voltagem
• Amperagem
• Ciclos da recarga
• Stand-by quando carregado.

45 comentários:

  1. Ola amigão

    Gostei do seu projeto do painel com lcd !!Eu tenho aqui o pic 16f628a ,lcd 16X2 será que teria como montar ? Você teria o esquema mais o programa ,para que eu possa montar o projeto ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola mr

    da sim porem com o 16f628a e lcd 16x2 não da pra colocar muitas funçoes.

    to usando PIC´s 18F e DSPIC e lcd de 20x4 e 40x4.

    ve o que vc precisa que te passo o esquema e o hex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pode mandar para mim o projeto completo desse computador de bordo gostaria de montalo, obrigado .Francisco.flmbr@hotmail.com

      Excluir
  3. Ola Equetus.

    Tenho um Painel de LCD com PIC que comprei faz alguns meses só que ele não serviu para meu proposito gostaria de saber se tem como mudar a programação para que o mesmo passe a funcionar para meu proposito.

    ResponderExcluir
  4. opa vc tem um esquema de voltimetro e amperimetro para o pic 16f84 e display 16x2?
    se tiver me manda por email - willian_cristianoo@yahoo.com.br
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  5. já mandei por email os programas, como vc pediu.

    ResponderExcluir
  6. tem como me mandar por email o esquema victoprr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, pessoal
    ah um tempo que ando pesquisando sobre computador de bordo para carro, cheguei até comprar o material para fazer, estou com um pic 16f877a e um diplays 16x2 o meu pequeno grande problema é que não tenho o conhecimento sificiente em liguagem assembly para montar o projeto, fikaria grato se alguem pudesse me passar o arquivo do projeto poderia ser até em extensão hex.
    Grato

    ResponderExcluir
  8. Ola amigo

    Estou querendo montar painel com lcd ,mais no momento só tenho o lcd 16X2 e o pic 16f628a mais posso conseguir outros pics pic 16f877a, pic18f452!!gostaria de ter o esquema e arquivo em hex ou código do programa!!teria como você enviar o projeto!!

    O email > mrtechnology2@hotmail.com

    Um grande abraço, obrigado

    ResponderExcluir
  9. Ola MR

    Assim que tiver tempo vou colocar o projeto do painel aqui.Infelismente é um pouco mais complexo não é apenas um painel e ainda está num rascunho pois ando fazendo modificações toda semana.

    ResponderExcluir
  10. Ola Marcelo

    Estou finalizando um projeto de um controlador com um painel lcd não é bem um computador de bordo.
    Agora um bom PIC e um lcd 20x4 da pra fazer um painel com varias informções.
    Sobre a programação parece dificil mais basta conhecer o compilador que já vem com varios exemplos e na Microchip tb tem.

    ResponderExcluir
  11. Ola Willian

    É bem simples fazer um voltimetro e amperimetro com PIC não conheço esse PIC que vc mencionou mais assim que tiver tempo vou verificar.

    ResponderExcluir
  12. Ok equetus

    Estou ansioso para montar o projeto !

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Valeu Jorge Equetus funcinou como vc falou obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá equetus

    bastante interessante o projeto com painel de LCD. teria como você me passar o esquema? se puder ficarei muito grato.

    Email: leonardo9306@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. achei o máximo voce fornecer os diagramas gostaria de adquirir todo o material para fabricar voltimetro e amperimetro de led
    adprei tambem seu computador de bordo, o que puder enviar, agradeço desde já. marcelusromulus@bol.com.br.
    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. oi equetus tudobem
    gostaria de saber se voçe pode me madar o projeto
    completo

    humberto
    obeigado
    e-mail: elehumb@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  17. pode me mandar o esquema e o projeto completo?

    alegriafelipe@yahoo.com.br
    obrigado
    felipe

    ResponderExcluir
  18. ola bom dia voce poderia me mandar o esquema completo do lcde ste acima descrito no topico ,meu email é paulo.ziv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Equetus a muito tempo procuro um projeto de um tacômetro ou contra giro,e que fiz um mini torno mecanico e gostaria de adaptar um tacometro nele,teria como voce me mandar este projeto completo para mim ver o que posso modificar para ser montado no mini torno que fiz
    Um abraço
    Junior
    interfac@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  20. Cara, tenho um br800 e senpre tive o sonho de por um computador de bordo nele... tenho atém alguns ldcs 16x2 em minha casa... vc não teria alguma coisa ja feita ai p/ me mandar, pois ja pesquisei muito e nunca axei nada palpavel... tenho conhhecimentos em eletronica... eu pensava em um q informasse voltagem da bateria, temp da agua, rpm e quem sabe um hallmeter p/ monitorar uma sonda lambda... vc teria algo ai? ou ateh um local que eu podesse achar? des de ja agradeço!!! Abraço.
    felipe.victor@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. ola, tudo bem, me adiciona, videopirate@hotmail.com , quero trocar informaçoes sobre amperimetro e voltimetro com 16f628a e display 16x2

    ResponderExcluir
  22. Ola Josue Paz.

    Quando quiser.
    O que vc quer dizer com ME ADICIONA?

    ResponderExcluir
  23. Ola felipe

    Tenho recebi vários pedidos pra finalizar um painel com LCD estou bastante ocupado mais já dei inicio num projeto de hallmeter com conta-giro temperatura e voltímetro quando estiver pronto coloco no blog.

    ResponderExcluir
  24. oi equetus tudobem?
    Sempre quez fazer um computador de bordo mas meu conhecimento de programação em C
    é muito basico.
    já temtei de tudo que é jeito mas não deu serto
    Me ajuda a montar um?
    Pode me cobrar pelo projeto do PCB!
    gostaria de saber se voçe pode me madar o Esquema e o codigo fonte
    que eu compro o lcd e o pic
    Obrigado

    Humberto

    e-mail: elehumb@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ola Humberto

    Estou finalizando um projeto pra um amigo de um painel para carro a combustão "credo" com varias informações porem no momento estou sem tempo

    ResponderExcluir
  26. Ola amigo,tudo bem?
    primeiramente,parabens pelo projeto..muito bom;;;
    gostaria de pedir uma ajuda...poderia me mandar
    um tuto da placa de circuito para o marcador de combustivel com leds?desde já agradeço;;;
    malloryign@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Oi amigo
    achei bem interessante seu projeto lcd sera que voce poderia me enviar o projeto?
    Agradeço
    email: fcromulo@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Equetus gostei do seu projeto e como outros amigos não tenho experiência em escrever os códigos é possível enviar o projeto para montagem em painel automotivo?
    Oliveira_maquinas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Vc tem o esquema do circuito? manda pra mim ? everson_lauro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Amigo bom dia poderia me mandar o projeto painel com lcd e o progama pic, se possivel com indicador de combustivel.obrigado!!! meu email:elder3_am@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. ola sou o luiz gostei do projeto gostaria se vocee poderia mandar o cirquito com 16f628a ou 16f677a com ou sem fonte quero usar lcd 16x2 ai qualquer coisa vejo comoo modificalo
    email zz2kzq@hotmail.com
    grato

    ResponderExcluir
  32. Olá Equetus,vc tem esquema e se possivel tuto de voltimetro e amperimetro para PIC´s 18F e DSPIC e lcd de 20x4 e ou 40x4.? E possivel desenvolver esse programa em linguagem Ladder no LDmicro?
    Se possivel me manda por email - atilio.thomaz@ig.com.br
    No aguardo de um retorno!
    Desde já agradeço a sua atenção!!!
    Abcs!

    ResponderExcluir
  33. ola, caro amigo gosto de mexer com eletronica (hob) sera q voce pode me passar o esquema deste bseu projeto , lista materiais e codigo hexa , desde ja agradeco ...at +
    adilson.ceres@ig.com.br

    ResponderExcluir
  34. Cara teria como mandar o esquema e os programas para mim

    diegostellet@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Alguem teria os esquemas e os programas para enviar para mim

    diegostellet@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Oh colega!! tem como vc passar o esquema elétrico do LCD e o Programa para marcar aceleração, temperatura,RPM... para o e-mail e o custo caso tenha?...Fico no aguardo e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  37. olá amigo, muito bom o trabalho.
    Estou tentando simular no Proteus o LCD 20x4, mas eu não tenho o plug de LCD 20x4 do CCS (copilador), por favor pode me enviar, caso voçê tiver ? e o este projeto do painel com LCD também ? Obrigado

    magnorcampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. olá amigo, muito bom o trabalho.
    Estou tentando simular no Proteus o LCD 20x4, mas eu não tenho o plug de LCD 20x4 do CCS (copilador), por favor pode me enviar, caso voçê tiver ? e o este projeto do painel com LCD também ? Obrigado

    magnorcampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Alguem que tenha os arquivos e o projeto poderiam enviar para o email. "dgklo7680@gmail.com", Desde ja agradeco

    ResponderExcluir