quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quase vira carvão

Essa semana quando fui sair com o BR assim que acionei a chave, ouvi um estalo tentei acelerar e nada o PIC não subia o PWM, ficando sempre em zero. Depois de uma verificação na instalação, descobri que o resistor que mantinha o banco de capacitores carregado havia quebrado o terminal, daí o barulho quando ligava, é a famosa lei de Murphy o resistor era parafusado na chave e com a vibração o terminal quebrou bom refiz a solda do resistor o barulho desapareceu porem o BR não saia do lugar.

Acabei descobrindo que um dos mosfet da ponte High havia entrado em curto nos 03 terminais e o controlador só não virou carvão por um simples e barato circuito de proteção feito com um 74HC00 que na verdade já estava sendo usado em outro circuito de proteção de corrente junto com um OpAmp LM358 esse 74HC00 estava sobrando 03 Nand então veio a idéia de se vigiar as pontes Low e High e acrescentar uma linha em C no compilador e isso é que salvou o controlador.


Precisei tirar alguns mosfet´s até achar o mosfet em curto porem dos males o menor tive que trocar um mosfet e um gate-driver, mas não perdi o controlador o melhor disso tudo é que essa modificação que fiz no controlador, usando os Nand´s que estavam sobrando foi a três dias antes da quebra do terminal do resistor, foi pura sorte.
Eletrônica é fascinante porem não pode vacilar já modifiquei o circuito inicial inúmeras vezes e já tenho varias outras idéias que depois desse acontecimento pretendo por em pratica.

      

2 comentários:

  1. Ola Equetus

    Vc teria o esquema desse controlador.
    Qual a Pontencia do controlador.
    Qual MCU vc está usando.
    Vc não está usando a proteção via software.

    Grato Pedro M. Loisa

    ResponderExcluir
  2. Ola Pedro

    O esquema ainda vem sofrendo algumas modificações cada dia tenho uma idéia nova, mais assim que ficar pronto vou colocar no blog.
    O controlador é para 800AH.
    A MCU é PIC 18f
    Uso algumas linhas em C na programação como controle de Corrente e Temperatura.

    ResponderExcluir