quarta-feira, 18 de agosto de 2010

+ ou - KWH na conta de luz.

Vale a pena economizar alguns KWh na conta de energia elétrica! Bom economizar é sempre bom e às vezes nem damos conta da conta que pagamos todo mês, às vezes trocamos as lâmpadas por lâmpadas mais econômicas e nem reparamos se a valor da conta diminuiu isso é comum, há como melhorar, sim mesmo com atitudes com pouco custo e acabar economizando bastante energia.

Como economizar sem stress e sem gastar muito dinheiro, nem vou mencionar o que todo mundo já sabe como tomar banhos curtos, lavar e passar roupas de uma só vez e os cuidados com a geladeira e o freezer, comentei, mas foi só pra relembrar.


• Aparelhos que ficam em stand by gastam energia, mesmo quando não estamos em casa ou quando dormimos o consumo é constante, já vi estantes ou home rack com TV, DVD, som, home theater, telefone sem fio, câmera, carregador de celular tudo ligado na mesma tomada atrás do móvel, quando não se está usando, tudo esta consumindo energia. A idéia é colocar uma chave liga desliga na linha da tomada assim quando não estiver em uso nada mais estará consumindo. Uso no lugar da chave um mini disjuntor que além de poder desligar quando quero, ganho uma proteção extra quando está em uso veja a foto.


• É comum em praticamente todos os lares encontramos o famoso radio relógio o que fica geralmente no criado-mudo ou na cabeceira da cama parece econômico porem tem marcas de gastam até 500ma apenas pra mostra a hora eu tinha um desse troquei por um a pilha de cristal liquido já uso a mais de dois anos e nunca troquei a pilha e o radio relógio eu tinha que trocar a bateria de 9volts a cada dois ou três meses, gastar energia pra mostra a hora ninguém merece.

• Aqui onde moro uso o netfone e a banda larga via cabo e tenho que usar um router Wi-Fi e o consumo é grande, reclamei na NET sobre o consumo excessivo do modem que na época era um Webstar que usava fonte comum com trafo a NET trocou por um da RCA com fonte chaveada não esquenta como o outro e é 3 vezes mais econômico que o anterior, nessa não gastei nada. Quanto ao router não teve jeito acabei comprando outro, na época usava um SMC modelo Barricade muito bom porem dava pra fritar um ovo em cima dele acabei comprando outro com fonte chaveada e que fica sempre frio, na soma dos dois modem e router estou economizando mais de 1Amp.


• Outra economia bastante relevante foi a troca dos receptores de TV a cabo analógicos por digitais bastou um telefonema que a NET trocou e pronto passei a gastar menos sem gastar nada só reclamei dos aparelhos antigos, lembrando que sempre sai aparelhos novos com melhor eficiência.


• Outra ajuda seria trocar todas as fontes que usa Transformador por fontes chaveadas, essas fontes já são bastante comum da pra comprar essas fontes por R$ 5,00 as de 500ma e R$9,00 as de 1Amp outra dica é usar as fontes de alguns celulares que não se esta usando mais, bastando trocar o plug: por exemplo, uso um telefone sem fio de longo alcance e o mesmo veio com uma fonte de 12v 500ma inconformado abri a base do telefone e pra minha surpresa o aparelho usava um regulador de voltage o famoso 7805 e todo o circuito do telefone só usava 5vdc não tive duvida peguei uma fonte de celular de 7vdc troquei o plug e pronto nem a fonte esquenta nem a base do telefone, lembrando que o calor gerado é desperdício de energia, imagine fazer isso em vários aparelhos que usam fonte com transformador.
• Outra dica seria se for comprar um PC novo de preferência a um Notebook, pois consome bem menos energia, só se você for um game maníaco ai só um desktop mesmo, de outra forma de preferência ao notebook um desktop pra game pode gastar até 500w sem o monitor outra dica no mesmo conceito é de preferência aos videogames portáteis como o PSP ou DS pois um Playstation 3 é um papa energia e ele ainda precisa de uma TV ligada. Não se esqueça de configurar seu PC para poupar energia.

• Lâmpadas: nem preciso dizer, incandescentes nunca mais o uso das PL compacta é uma boa opção, verifique também os reatores das lâmpadas tubulares se ainda são de transformador troque por reatores eletrônicos é o mesmo principio das fontes chaveadas, Reator com Trafo gasta bem mais que o eletrônico. a lâmpada PL compacta já é econômica, mas existe uma opção mais econômica os LEDs porem ainda cara mais acaba valendo o investimento a longo prazo.

• Quanto ao AR-Cond limpe e troque o filtro com freqüência sempre lembrando que os aparelhos mais modernos têm uma eficiência melhor e nem sempre é necessário ligar o AR-Cond muitas vezes um simples circulador de ar resolve, ou que sabe instale um ventilador de teto é barato e pratico.

• Aquecedor central bom esse item a única recomendação é não o use, mas se for usar de preferência a um solar.
• Tem varias outras maneiras de se poupar energia Ar. Cond. Ecológico o uso de painéis fotovoltaicos e energia eólica essas duas ultimas fica difícil de instalar se morar num apartamento mais é perfeitamente possível numa casa mesmo sendo ainda caro mais se instalar o planeta agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário