domingo, 19 de abril de 2009

Veiculos Elétricos vieram para ficar!



Veículos elétricos e sua tecnologia vieram para ficar.A situação está mudando rapidamente, e o interesse demonstrado por grandes fabricantes como a Fiat, BMW, GM, Mitsubishi, Toyota e um monte de empresas Chinesas entre outras mostram que a tecnologia esta avançando e a cada dia fica mais viável e eficiente.


Emissões pelo tubo de escape.
Evidentemente, haverá algum tipo de emissão de CO2 se a eletricidade utilizada pelo veículo elétrico for produzida pela queima de combustíveis fósseis, mais as emissões não estarão mais concentradas em áreas de forte densidade de tráfego como nas grandes cidades. Além disso, se a eletricidade é produzida a partir de fontes renováveis (hidráulica, eólica, solar), a emissão será quase zero.

A infra-estrutura de abastecimento.Para os veículos elétricos a rede de distribuição já existe e em qualquer lugar vamos achar uma tomada 110/220v e o VE podem ser abastecidos em casa ou no trabalho. Esta é uma enorme vantagem sobre os outros combustíveis "alternativos" como, por exemplo, o hidrogênio, um combustível disponível atualmente em lugar nenhum.

Funcionalidade com desempenho equivalente. Automóveis elétricos podem fornecer a mesma gama de modelos de veículos da mesma forma que veículos a combustão, grandes, pequenos, econômicos, rápidos e o fato do motor elétrico ser de fácil compreensão, de sua funcionalidade ao contrario do veiculo a combustão onde a maioria dos motoristas se quer sabem como o motor funciona este fato num futuro bem próximo fará com que varias pessoas optem pelo veiculo de funcionalidade conhecida e ecológica.

Não ao Petróleo.A maior parte da geração de eletricidade no mundo não vem da queima de petróleo, e sim do carvão, gás-natural, hidroelétrica, solar, eólica, mas de petróleo muito pouco. Portanto, se o objetivo é se afastar da dependência do petróleo o elétrico é o melhor caminho.

Melhoria do ar e menos gases de efeito estufa.
È freqüente pensarmos que o veiculo elétrico tem emissão zero com certeza quando estiver dirigindo um VE puro não estará poluindo, porem não podemos esquecer que a energia é gerada em algum lugar e de formas diferente.
Um carro médio a gasolina produz 280 gramas de CO2 por quilometro.
Um veiculo elétrico com baterias de lítio e abastecido por uma usina elétrica a carvão produz 220 gramas de CO2 por quilometro.Se abastecido por uma usina elétrica a gás-natural a emissões de Co2 cai para 90 gramas por quilometro rodado e se abastecido a energia Solar, eólica e hidráulica a emissão de CO2 é praticamente Zero, esse calculo de emissões de CO2 é meio grosseiro, mas mostra que com veículos elétricos, as emissões de gases de efeito estufa, cai consideravelmente, alem de diminuir a emissão de poluentes das mega-cidades. O futuro é bem melhor com veículos elétricos.

Custo reduzido em manutenção.Veículo elétrico tem custo de manutenção menor que veiculo a gasolina, mesmo se levando em conta as trocas de baterias. Se somarmos os gastos de combustível, óleo, filtros e manutenção rotineira em cambio e motor no final de dois anos vai sobrar dinheiro pra trocar as baterias, isso aqui no Brasil e em outros paises onde a bateria é mais barata e duram mais, a vantagem é bem maior e não podemos esquecer que um motor elétrico só tem uma peça móvel enquanto um motor a combustão tem centenas e com desgaste maior por quilometro rodado.

A virada. Veiculo elétrico já é uma realidade e a virada radical, já esta chegando, tecnologia em baterias de lítio, carbono e os capacitores evoluíram muito nos últimos anos e a tendência é ficar melhor ainda e mais baratas. A ponto do governo americano estipular uma meta para fabricação de baterias, ou seja aquilo que a bateria teria que ser para que um veiculo elétrico fosse viável.
Com exceção do peso, a bateria no atual Tesla Roadster excede todas as metas estipuladas ou seja as baterias já estão a frente em tecnologia com referencia as metas estipuladas.

A densidade energética.A densidade energética (isto é, quantos watts-hora de energia por litro de capacidade de volume) baterias de lítio tem dobrado a densidade na última década – não só essa mais varias outras tecnologias tem aparecido e a densidade energética tem aumentado ano após ano.
Ao mesmo tempo, o preço das células de lítio tem caído no fator de quatro!


Conclusão.O avanço tecnológico das baterias, juntamente com recarga cada vez mais rápida e uma melhora na infra-estrutura na geração de energia, faz do veículos elétrico uma força evidente, como o aumento nos custos do petróleo e o aumento nos gases de efeito estufa, a escolha pelo veiculo elétrico será lógica e veremos vários deles logo.

3 comentários:

  1. exelente materia, nao vejo a hora de dar um chute no petroleo#

    ResponderExcluir
  2. É como eu sempre tenho afirmado: o petróleo é um material nobre demais para ser queimado. Que venham os elétricos!

    http://gilvan.apolonio.com.br

    ResponderExcluir
  3. Qual o impacto de toda uma frota de carros à bateria para o aumento das usinas termoelétricas (petróleo e nuclear) ou hidroelétrica (desvio de rios)?

    ResponderExcluir